top of page

Exposição
Caixa Cultural

A exposição "Mulheres que mudaram 200 anos" foi realizada por mulheres sobre mulheres, através de uma equipe curatorial composta por 6 curadoras de diferentes subjetividades e experiências, sob a direção curatorial de Marina Bortoluzzi

Camilla Siren foi uma das artistas dentre 36 artistas mulheres de todo o Brasil, que produziu uma obra exclusiva para esta exposição e que hoje faz parte do Acervo de Obras da Caixa Cultural de Brasília. 

 

  • Descrição: Maria Leopoldina, antes de Rainha do Brasil, tinha seus interesses particulares: botânica e mineralogia. Cristais e desenhos botânicos fazem parte da composição junto a ela, e reimaginamos uma Leopoldina venturosa. Sobre ela, cresce Leontopodium alpinum, flor nacional da Áustria - sua terra natal. Há uma lenda de que Leontopodium é um talismã de paixões e é usado como prova de amor. Apesar de um sofrido casamento, essas flores surgem dela e para ela, como um encanto. O Brasil está nas cores do manto que a cobre, um país que ela abraçou como seu e que chorou sua partida. Em sua mão, uma pena posta, como assinou a Declaração de Independência do Brasil, e a sua própria. 

  • Título: Leontopodium e Leopoldina da Áustria 

  • Ano produção 2022

  • Técnica mista, tinta acrílica e spray 

  • Dimensão: 90 x 110 cm (medidas sem moldura)

Tela - 2023



 

bottom of page